O senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) foi o responsável por sugerir o tema da audiência, destacando a importância estratégica do Cemaden na emissão de alertas sobre riscos de desastres naturais. Pontes argumenta que é fundamental compreender as dificuldades enfrentadas pela instituição, que vão desde questões estruturais e financeiras até a falta de pessoal e tecnologia adequada. Ele ressalta que a análise desses desafios é essencial para a formulação de políticas públicas que garantam a eficiência e a modernização das funções do Cemaden.
Além das questões relacionadas ao Cemaden, durante a audiência a ministra Luciana Santos também apresentará um balanço das atividades realizadas pelo ministério e discutirá os desafios e prioridades para o próximo biênio. O senador Flávio Arns (PSB-PR) propôs o requerimento para a realização do encontro, ressaltando a importância da união de esforços entre Legislativo e Executivo para o avanço da pauta da ciência, tecnologia, inovação e informática no Brasil.
O evento será interativo, permitindo a participação dos cidadãos através do envio de perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado ou pelo Portal e-Cidadania. As contribuições dos cidadãos serão lidas e respondidas pelos senadores e debatedores durante a audiência. O Senado também oferece uma declaração de participação, que pode ser utilizada como hora de atividade complementar em cursos universitários. O Portal e-Cidadania é uma ferramenta que possibilita aos cidadãos opinarem sobre os projetos em tramitação no Senado e sugerirem novas leis.
A audiência pública promovida pela CCT será uma oportunidade para debater os desafios enfrentados pelo Cemaden e discutir os caminhos para garantir a eficácia e modernização das atividades relacionadas ao monitoramento e alertas de desastres naturais no Brasil.