O Fórum Parlamentar do G20, que discute questões de gênero dentro do P20, deu o pontapé inicial ao evento na tarde desta quarta-feira. Três grupos de trabalho foram formados para abordar temas como o combate às desigualdades de gênero e raça, a promoção da autonomia econômica das mulheres, a ampliação da representatividade feminina em espaços decisórios, e a promoção da justiça climática e do desenvolvimento sustentável sob a perspectiva de gênero e raça. Além disso, as recomendações da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20 realizada em julho em Maceió (AL) também serão discutidas.
Autoridades como a senadora Leila Barros, a senadora Eliziane Gama, a deputada Benedita da Silva, o ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, marcam presença no evento. Durante o encontro, a senadora Leila Barros enfatizou a importância da representatividade feminina nos parlamentos, destacando os desafios enfrentados pelas mulheres na política, incluindo a violência política.
Na quinta-feira (7), a solenidade de abertura oficial da cúpula será realizada, com a presença do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e do presidente da Câmara, Arthur Lira. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, também têm presença confirmada no evento. Diversos debates estão programados para discutir o papel dos parlamentos no combate à fome, à pobreza, à desigualdade, na crise ambiental e na sustentabilidade.
Com a participação de delegações de mais de 20 países e organismos internacionais, o encontro do P20 antecede a cúpula do G20 marcada para novembro no Rio de Janeiro. O P20, criado em 2010, é liderado pelos presidentes dos parlamentos de países do G20 e tem o objetivo de promover a cooperação internacional entre as maiores economias do mundo.