Senado aprova campanha Novembrinho Azul para promover a saúde de meninos até 15 anos de idade. Projeto segue para sanção presidencial.

Foi aprovado nesta terça-feira (19) pelo Senado o projeto de lei que institui a campanha de saúde Novembrinho Azul. Essa campanha será realizada todos os anos no mês de novembro, com o objetivo de promover ações voltadas para a proteção e promoção da saúde de meninos com até 15 anos de idade.

O Projeto de Lei 3930/2021, de autoria do deputado federal Dr. Zacharias Calil (União-GO), foi aprovado pela Câmara e agora segue para a sanção presidencial. O senador Dr. Hiran (PP-RR), também médico, foi o responsável por relatar o projeto.

Dentre as ações previstas no texto, está a distribuição de material educativo sobre quadros de dor e aumento testicular e a promoção da vacina contra o papilomavírus humano (HPV). Segundo o relator, se a vacinação contra HPV for ampliada para meninos e meninas, será possível erradicar uma doença que afeta as mulheres e é uma das principais causas de óbito feminino na terceira idade, o câncer de colo de útero.

Além disso, a campanha também visa melhorar os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o mês de novembro, o projeto prevê que os gestores do SUS sejam capacitados sobre a importância de tratamentos preventivos para os meninos dessa faixa etária, a fim de evitar condições que possam se tornar fatores de risco para doenças na vida adulta. O texto também sugere a formação contínua dos profissionais de saúde que trabalham com crianças nessa faixa etária.

Segundo o senador Dr. Hiran, atividades preventivas como o Novembrinho Azul devem ser prioridade na implementação de políticas públicas, pois condições de saúde que são difíceis de serem percebidas no início podem ser detectadas por meio de atendimento e triagem especializados. Ele também ressalta que os benefícios dessa campanha serão para os pacientes, a sociedade e o sistema de saúde como um todo.

Portanto, a criação da campanha Novembrinho Azul é uma importante iniciativa para promover a saúde dos meninos e garantir um futuro saudável para eles.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo