Semsc encerra 2023 com mais de mil alvarás entregues para ambulantes nos eventos de Maceió, incluindo operações de fiscalização e capacitação da Guarda Civil Municipal.


A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc) encerra o ano de 2023 com resultados positivos em suas ações. Ao todo, foram entregues mais de mil alvarás para ambulantes que participaram de eventos promovidos pela Prefeitura de Maceió em 2023. Foram 1.301 autorizações entregues em mais de 400 eventos espalhados por toda a capital alagoana.

O secretário municipal de Segurança Cidadã, Eduardo Marinho, destacou o crescimento da atividade desde o fim da pandemia, ressaltando o desafio enfrentado pela Semsc em ordenar os ambulantes de acordo com a demanda. Durante o Natal de Todos Nós e Rèveillon, 83 novos cadastros foram realizados, evidenciando a importância dessa atividade econômica para o sustento de muitas famílias maceioenses.

Além disso, a Semsc realizou inúmeras operações de fiscalização em áreas como o Centro de Maceió, Benedito Bentes e orla marítima. Foram quase 4.000 fiscalizações realizadas, resultando na apreensão de 2.687 materiais irregulares. A Operação Praia Limpa recolheu 24 jangadas abandonadas, 21 carcaças de geladeiras, 15 caixas d’água, 23 caixotes de madeira, quatro bancos de madeira irregulares, duas traves de ferro e aproximadamente 80 toneladas de entulho das orlas de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca.

O subsecretário de Convívio Social, Valdecio Nascimento, ressaltou o êxito da Operação Praia Limpa para os moradores locais e turistas, bem como para os jangadeiros. O recolhimento desses materiais contribuiu para manter as praias limpas e preservar o meio ambiente.

Além disso, a Semsc atuou para coibir a poluição visual, apreendendo quase mil anúncios irregulares em Maceió. Uma empresa foi multada em mais de R$ 600 mil por publicidade irregular, e mais de mil anúncios publicitários foram recolhidos.

A Guarda Civil Municipal de Maceió encerrou o ano de 2023 com uma série de capacitações para seus agentes, com destaque para os treinamentos em Defesa Policial, Noções Básicas de Segurança, Capacitação da Patrulha Escolar, Defesa Pessoal para Mulheres e Noções de Urgência e Emergência em Saúde Mental.

As cerimônias na Capelinha de Jaraguá também foram um destaque em 2023, com 63 cerimônias autorizadas pela Semsc para casamentos e renovação de votos. Todos os casais que se dirigiram à Secretaria de Segurança Cidadã fizeram a solicitação do alvará para a realização desses eventos.

Os resultados obtidos pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã em 2023 refletem o compromisso e a dedicação para promover a segurança e a ordem na cidade de Maceió. As ações realizadas demonstram a importância do trabalho da Semsc para garantir um ambiente mais seguro e organizado para todos os moradores e visitantes da capital alagoana.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo