Semed e Semce agitam estande na Bienal do Livro com truques encantadores e jogos divertidos.


Cerca de 300 crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da rede municipal de ensino de Maceió tiveram a oportunidade de participar de atividades lúdicas e ações pedagógicas relacionadas à cultura popular na manhã desta segunda-feira (14), no estande da Secretaria Municipal de Educação (Semed) da Bienal Internacional do Livro de Alagoas, localizada no Centro de Convenções Ruth Cardoso, Jaraguá.

Durante o evento, os pequenos e as professoras receberam vale-livros no valor de R$ 20 para a compra de obras disponíveis na feira literária. Além disso, eles puderam assistir a um show de mágica realizado pelo ilusionista Jesus Rojo e participaram de uma oficina de construção de pequenos Boi-Bumbá, guiada pela Mestra Vânia Oliveira. Essa iniciativa contou com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (Semce).

De acordo com a coordenadora de Políticas Intersetoriais da Semed, Kátia Lessa, está previsto o envolvimento de nove CMEIs nas ações no estande da Bienal. Ela destacou a importância desse momento para as crianças: “Elas estão vindo para a bienal com um voucher de R$ 20 para poder escolher o livro que elas quiserem. Isso é muito importante para nós e para as crianças. Os meninos entram aqui deslumbrados com esse mundo que eles não conhecem. É um mundo que eles não vivem no cotidiano, então está sendo muito bom”, afirmou.

A Mestra Vânia, que trabalha há 41 anos com a produção de papietagem, adereços de guerreiros e outros materiais, elogiou a iniciativa das secretarias em promover ainda mais a cultura popular na infância: “É a nossa identidade, então tem que ser repassada para essas crianças através dessas ações. A gente tem que mostrar a cultura popular do nosso estado desde pequenos, porque um povo sem cultura é um povo sem identidade. As crianças aqui ficaram encantadas, cada um ficou com seu boi, que foi decorado por eles mesmos”, compartilhou a mestra.

Para a professora Darlene Tenório, do CMEI Walter Pitombo Laranjeiras, localizado no Vergel do Lago, a visita ao estande da Semed e à Bienal tem sido uma experiência enriquecedora em termos de conhecimento para as crianças. “Elas ficam empolgadíssimas. Os olhinhos brilham quando veem os livros. Para elas, tem sido um momento maravilhoso de conhecer a cultura, ter acesso a esse ambiente letrado, o que nem sempre elas têm nas suas vidas”, declarou a professora.

As crianças também expressaram sua satisfação com as atividades. Maria Cecília, de 6 anos, e Juan Guilherme, de 5 anos, relataram que adoraram confeccionar o boi na oficina. Maria enfatizou: “A tia me ensinou a fazer esse boi. Não achei difícil, achei muito bonitas essas decorações”. Juan acrescentou: “Decorei o boi com glitter, cola, lantejoulas. Foi muito legal, tudo ficou muito bonito”.

Além das atividades realizadas, os pequenos tiveram a oportunidade de adquirir livros utilizando os vale-livros distribuídos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo