Apesar do bom desempenho geral, o Brasil perdeu a chance de conquistar o ouro nas barras assimétricas, devido a duas notas baixas que afastaram as brasileiras das americanas. No entanto, a competição marcou a primeira medalha de Rebeca Andrade em Jogos Pan-americanos, já que ela não participou das edições de 2015 e 2019 devido a lesões.
A equipe masculina também teve uma boa participação, conquistando a medalha de bronze ao somar 245.394 pontos. Os Estados Unidos ficaram com o ouro, com 249.860 pontos, seguidos pelo Canadá com 246.794 pontos.
Nesta segunda-feira, as ginastas brasileiras voltam à competição com a final do individual geral. Flávia Saraiva, que terminou em terceiro lugar nas classificatórias, e Jade Barbosa, que ficou em oitavo, são as representantes do Brasil nessa disputa. No entanto, Rebeca Andrade não estará presente, pois a decisão de poupá-la partiu da comissão técnica e da própria atleta.
No primeiro dia de competição, a equipe brasileira começou no solo e obteve a segunda melhor nota, somando 40.133 pontos, atrás apenas dos Estados Unidos, que alcançaram 40.633 pontos. No salto, o Brasil teve um desempenho excepcional, alcançando a melhor nota entre todas as equipes, com 42.900 pontos. Rebeca Andrade se destacou nesse aparelho, obtendo 15.100 pontos em seu primeiro salto e 14.533 em seu segundo salto.
No entanto, as barras assimétricas foram o ponto fraco da equipe brasileira, com Carolynne Pedro e Jade Barbosa não obtendo um bom desempenho. O Brasil somou 38.866 pontos nesse aparelho, enquanto Flavia Saraiva conseguiu a quarta melhor apresentação, obtendo 13.633 pontos, e Rebeca Andrade realizou a segunda melhor apresentação, alcançando 14.300 pontos. Com isso, na última passagem pela trave, foi difícil recuperar a diferença para as americanas. O Brasil obteve 39.665 pontos, enquanto os Estados Unidos alcançaram 39.365 pontos.
Além das competições femininas, também ocorrerá nesta segunda-feira a final do individual geral masculino, com a participação de Diogo Soares e Arthur Nory. O campeão pan-americano dessa modalidade garantirá sua vaga nos Jogos de Paris-2024. Vale ressaltar que Diogo Soares, que ficou entre os dez melhores no individual geral no Mundial da Antuérpia, já possui sua vaga assegurada em Paris-2024. No entanto, a seleção masculina como equipe não conseguiu se classificar, ficando em 13º lugar no Mundial. Já a seleção feminina, que conquistou a prata no Mundial da Antuérpia, já possui sua vaga garantida em Paris-2024.
No Chile, a seleção masculina conta ainda com Bernardo Miranda, Patrick Sampaio e Yuri Guimarães.
*Cabe ressaltar que essa reportagem foi escrita com base nas informações divulgadas, mas sem mencionar a fonte.