Segundo dia do Enem acontece neste domingo em todo o Brasil com provas de Ciências da Natureza e Matemática.


Neste domingo, 12 de novembro, acontece o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Brasil. Mais de 3,9 milhões de candidatos estão inscritos para a realização das provas de Ciências da Natureza e Matemática, que terão duração de cinco horas. Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, horário de Brasília.

Para os estudantes que prestaram o exame no último domingo, cobrando conhecimentos de linguagens, ciências humanas e redação, é necessário segurar a ansiedade pelos resultados oficiais. Segundo o cronograma do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o gabarito oficial será divulgado em 24 de novembro.

As notas do Enem se tornaram um caminho importante para o ensino superior no Brasil, podendo ser usadas para concorrer a vagas em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e também para obter financiamento estudantil pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Aos candidatos que faltaram ao primeiro dia do Enem, ainda é possível realizar as provas do segundo dia, porém, essa nota servirá apenas para autoavaliação e não poderá ser utilizada em processos seletivos para ingresso no ensino superior. Já para aqueles que faltarem hoje, será permitida a inscrição no Sisu, ProUni e Fies, no entanto, com uma nota mais baixa devido à realização de apenas um dia de prova.

Sobre a distância do local de prova, a política do Inep permite que candidatos solicitarem nova aplicação entre os dias 12 e 13 de dezembro, caso tenham sido alocados a mais de 30 quilômetros de sua residência. Para isso, o candidato deve preencher um formulário na Página do Participante entre 13 e 17 de novembro, sendo que cada pedido será analisado individualmente para avaliar a reaplicação.

A atenção dos candidatos deve estar voltada também para as regras estabelecidas pelos fiscais, que incluem a retirada antecipada de materiais essenciais da bolsa, como caneta, documento de identificação e o cartão de inscrição. Além disso, a atenção ao uso do celular é crucial, já que aparelhos de algumas marcas conseguem acionar alarmes mesmo desligados, resultando na desclassificação do candidato caso emita qualquer sinal durante a prova.

Os horários estabelecidos para este segundo dia do Enem são os seguintes: abertura dos portões às 12h, fechamento dos portões às 13h, início das provas às 13h30 e término às 18h30. Quanto às faltas no exame, existem possibilidades de justificativa em situações como assaltos, acidentes de trânsito, casamentos, morte na família, maternidade ou paternidade, privação de liberdade, emergência médica, trabalho e deslocamento a trabalho, intercâmbio acadêmico, desempenho de atividade profissional, entre outras.

Dessa forma, os candidatos devem se preparar para a realização das provas com foco, concentração e atenção às regras estabelecidas, além de estar atentos ao cumprimento dos horários estipulados e às possibilidades de justificativa para faltas no exame.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo