Além da recuperação das galerias, as equipes da Seminfra também trabalharam na reconstrução de 33 bocas de lobo, 19 poços de visita, 29 sarjetas, calçadas e meio-fios, com o objetivo de proporcionar mais segurança para quem transita pelas ruas e calçadas.
Nos últimos dois meses, foram retiradas das galerias um total de 524 toneladas de entulhos, que estavam obstruindo as tubulações e prejudicando o fluxo das águas pluviais. No mês de agosto, os serviços de manutenção, recuperação e desobstrução de galerias atenderam 40 ruas em 99 bairros. Já em setembro, foram 30 ruas em 71 bairros beneficiados com essas intervenções.
Para evitar transtornos à população causados pelas chuvas, é fundamental garantir que as águas possam escoar livremente pelos sistemas de drenagem. Gabriel Rodas, coordenador de Drenagem da Seminfra, ressalta a importância do trabalho preventivo de recuperação e manutenção das galerias para evitar alagamentos.
“Quando as galerias estão em boas condições, as águas pluviais escoam com mais facilidade, diminuindo os riscos de inundações”, afirma Rodas.
A ação da Seminfra tem como objetivo principal melhorar a fluidez das águas pluviais e minimizar os problemas causados pelos alagamentos nas vias públicas de Maceió. Com a desobstrução das tubulações e a realização de reparos nas galerias, o escoamento das águas das chuvas é facilitado, evitando transtornos para a população e danos materiais.
Essas intervenções realizadas pela Seminfra são fundamentais para garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e transeuntes. Com o trabalho preventivo de recuperação e manutenção das galerias, espera-se que a cidade de Maceió esteja mais preparada para enfrentar as frequentes chuvas e minimizar os impactos causados por esses fenômenos climáticos. É um importante passo no caminho para a construção de uma cidade mais resiliente e preparada para lidar com a infraestrutura urbana e as condições climáticas desafiadoras.