Secretaria Municipal de Educação prorroga matrículas para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens Projovem Urbano até outubro.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) anunciou a prorrogação das matrículas para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano) até o dia 31 de outubro deste ano. A iniciativa tem como objetivo unir a Educação de Jovens que não concluíram o Ensino Fundamental à qualificação profissional, oferecendo oportunidades de desenvolvimento e exercício efetivo da cidadania.

No total, a Semed está disponibilizando 500 vagas para três cursos profissionalizantes: Telemática, Alimentação e Turismo e Hospitalidade. Os estudantes que se matricularem irão concluir os estudos do Ensino Fundamental e também receberão uma qualificação profissional ao final do curso. As aulas possuem uma duração de 18 meses e são realizadas no período noturno, de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h.

Podem se inscrever no programa jovens entre 18 e 29 anos que saibam ler e escrever e não tenham concluído o Ensino Fundamental. As matrículas podem ser feitas na sede da Semed, localizada na Cambona, bem como nas escolas municipais que participam do programa, como a Brandão Lima (Benedito Bentes), Paulo Bandeira (Benedito Bentes), Baltazar de Mendonça (Jacintinho), Kátia Assunção (Jacintinho), Nosso Lar (Vergel), Pio X (Prado) e Higino Belo (Farol).

Para efetuar a matrícula, é necessário apresentar o RG, CPF, comprovante de residência e histórico escolar. Caso o candidato não possua o histórico, ele será submetido a um teste de proficiência.

O Projovem Urbano é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Prefeitura de Maceió, por meio da Semed. O programa tem como objetivo promover a inclusão social dos jovens, possibilitando sua reinserção na escola e no mundo do trabalho. Além disso, busca desenvolver ações comunitárias aliadas ao exercício da cidadania.

Com a prorrogação das matrículas, espera-se que mais jovens possam se beneficiar do programa e terem a oportunidade de concluir os estudos e se qualificarem profissionalmente. O Projovem Urbano cumpre um papel importante na transformação da realidade desses jovens, proporcionando-lhes perspectivas e oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo