Foram inúmeras ações e visitas de fiscalização, bem como a entrega de trabalhos e assinatura de ordens de serviço, além do acompanhamento efetivo do plano de metas anual. Um dos focos da Seinfra foi a habitação, com o intuito de diminuir o déficit habitacional do estado. A pasta beneficiou aproximadamente 3 mil alagoanos ao longo do ano, com destaque para o programa Vida Nova nas Grotas, que beneficiou 73 famílias na comunidade de Grutão, em Maceió, e o Programa Vida Nova na sua Casa, que realizou a reforma de 346 residências e a construção de 192 novas casas, atendendo um total de 538 famílias e quase 2 mil moradores do interior com moradias dignas e seguras.
Além disso, a Seinfra realizou a construção de conjuntos habitacionais nos municípios de Dois Riachos, Igaci e Cacimbinhas, beneficiando mais de 600 pessoas. As casas possuem cinco cômodos e oferecem serviços essenciais como drenagem, abastecimento de água, esgotamento sanitário e limpeza urbana. O Secretário de Infraestrutura, Rui Palmeira, o governador Paulo Dantas e a primeira-dama e coordenadora geral do programa Vida Nova nas Grotas, Marina Dantas, seguiram visitando todas as obras em andamento no segmento habitacional, tanto na capital quanto no interior, e planejando mais investimentos para 2024.
Além das ações na habitação, a Seinfra atuou em projetos de saneamento, com a troca ou implantação de redes coletoras de esgoto, linhas de recalque, estações elevatórias e de tratamento, visando a melhoria da saúde da população. Esses trabalhos estão em andamento nas cidades de São Miguel dos Milagres, Maragogi e Porto de Pedras, beneficiando mais de 50 mil pessoas.
Outro destaque foi o lançamento do Programa Mais Água em Alagoas, que tem como objetivo fornecer água potável e saneamento para todos os 102 municípios do estado, com um investimento previsto de mais de R$10 bilhões na economia local e beneficiando mais de 2 milhões de alagoanos. O programa já está em andamento nos municípios de Maragogi, Japaratinga, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras, beneficiando mais de 72 mil pessoas.
Por fim, a Seinfra também priorizou ações sociais, com visitas e palestras em comunidades, bem como campanhas internas de valorização e bem-estar dos seus colaboradores. Para 2024, a Secretaria pretende dar continuidade às obras já em andamento e retomar projetos importantes, como o Programa Minha Casa Minha Vida, aguardando apenas a finalização das tratativas burocráticas para o início das inscrições em Alagoas.