SAÚDE – Tendência de queda nos casos de SRAG, mas cinco estados apresentam crescimento, aponta Boletim Infogripe da Fiocruz



O Boletim Infogripe da Fiocruz é uma importante ferramenta utilizada para monitorar a evolução da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no país. De acordo com os dados mais recentes, houve uma queda nos casos de SRAG nas últimas semanas, tanto nas tendências de longo prazo (últimas seis semanas) quanto de curto prazo (últimas três semanas). No entanto, cinco estados apresentaram um sinal de crescimento na tendência de longo prazo: Alagoas, Paraíba, Acre, Rondônia e Roraima.

Um aspecto relevante apontado pelo boletim é a predominância do rinovírus como o principal agente causador de SRAG em crianças e adolescentes de até 14 anos, enquanto a Covid-19, causada pelo vírus Sars-CoV-2, tem sido mais comum entre os idosos. A incidência semanal média de SRAG por Covid-19 tem impactado mais as crianças pequenas e os idosos, com uma taxa de mortalidade mais elevada nos idosos com 65 anos ou mais.

A pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica da Fiocruz e coordenadora do InfoGripe, ressaltou preocupações específicas em relação ao estado do Ceará, onde os casos de Covid-19 têm aumentado, especialmente entre jovens e adultos, com algumas indicações de desaceleração entre os idosos. Além disso, ela destacou o aumento de casos de SRAG entre idosos em diversos estados do Nordeste e Norte do país, sugerindo uma possível associação com a Covid-19.

As últimas quatro semanas epidemiológicas mostraram que os vírus mais prevalentes foram o Sars-CoV-2, responsável por 41,3% dos casos positivos, seguido pelo rinovírus, com 26,9%. Entre os óbitos, a maioria (74,1%) foi causada pela Covid-19. Ainda há a necessidade de mais dados laboratoriais para estabelecer uma associação mais precisa entre os casos de SRAG e a Covid-19 em diversos estados. Em Alagoas e Roraima, o cenário ainda é oscilante, o que sugere a importância de manter a atenção devido ao aumento de casos em algumas regiões do país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo