SAÚDE – Senacon notifica plataformas de comércio eletrônico por venda de dióxido de cloro como medicamento contra vacinas e autismo.

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) anunciou, na última semana, a notificação de dez plataformas de comércio eletrônico que estavam comercializando dióxido de cloro, substância de venda controlada e classificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como um saneante destinado à higienização, desinfecção ou desinfestação domiciliar, além do tratamento de água.

Segundo informações divulgadas pela Senacon, o produto estava sendo comercializado como medicamento por redes de desinformação que se opõem ao programa nacional de imunização, alegando, sem embasamento científico, que a substância poderia “inativar” imunizantes. Além disso, era propagado como uma “cura” para diversas condições clínicas, incluindo o autismo, o que é completamente infundado.

As plataformas notificadas incluem nomes como Planeta Detox, Casa dos Naturais, Purificadordeagua.shop, AZ Natura, CLO2, Betesda Purificadores, Purifica Brasil, Nutriwave, Farma Cerrado e Dragon Fire Gateway. De acordo com a Senacon, a disseminação dessas informações falsas pode causar prejuízos não apenas à saúde das pessoas que acreditam nas supostas propriedades milagrosas do dióxido de cloro, mas também às suas famílias e à comunidade de profissionais da saúde.

O dióxido de cloro, conhecido por diversos nomes como MMS, CDS e Solução Mineral Milagrosa, é uma substância química extremamente reativa e tóxica, capaz de causar efeitos adversos graves à saúde quando ingerida. Entre os sintomas provocados pelo consumo humano estão irritações nas vias respiratórias, náuseas, vômitos, dificuldade para respirar, diarreia, desidratação severa e até mesmo a morte.

Essa ação faz parte do Programa Saúde com Ciência, uma iniciativa interministerial que conta com a participação do Ministério da Saúde, Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Advocacia-Geral da União, Controladoria-Geral da União, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, além do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O objetivo do programa é promover e fortalecer políticas públicas de saúde, valorizando a ciência e combatendo a desinformação na área da saúde de forma preventiva.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo