A pesquisa mostrou que em 2023 o Brasil tinha uma média de 23,7 médicos para cada 10 mil habitantes, um aumento em comparação com o ano anterior. Apesar desse crescimento, o país ainda está abaixo de nações como México e Canadá, porém acima de países como República Dominicana e Turquia em termos de profissionais de saúde por habitante.
Os dados fazem parte da Síntese de Indicadores Sociais 2024, uma análise abrangente realizada pelo IBGE sobre as condições de vida da população brasileira. O período de 2019 a 2023 foi marcado pela pandemia de covid-19, e mesmo assim, foi registrado um aumento mais expressivo no número de médicos em comparação com o período anterior.
O incremento no número de médicos foi mais significativo na rede privada, com um crescimento de 29,7%, enquanto os profissionais que atuam na saúde pública tiveram um aumento de 21,2%. Os enfermeiros se destacaram como os profissionais de saúde que mais cresceram durante o período da pandemia, aumentando em 39,2%.
O estudo também abordou a questão dos leitos complementares no país, que aumentaram de 59,1 mil em janeiro de 2020 para 76,9 mil em julho de 2022, mantendo-se estável desde então. Além disso, o número de tomógrafos por habitante também aumentou, passando de 2,3 em 2019 para 3 em 2023, mostrando um crescimento em todas as unidades da federação.
No capítulo sobre saúde, a pesquisa também apresentou dados sobre óbitos no país em 2023, apontando um aumento de 8,4% em relação a 2019. Os óbitos por câncer foram os responsáveis por 17% de todas as mortes, e a covid-19 fez mais de 10 mil vítimas, contribuindo para o aumento dos óbitos por doenças virais.
O estudo também revelou dados sobre óbitos por raça e gênero, mostrando disparidades significativas, principalmente em relação às mortes externas envolvendo jovens pretos ou pardos. A pesquisa trouxe à tona questões importantes sobre a saúde da população brasileira e a necessidade de políticas públicas que visem reduzir as desigualdades e garantir um sistema de saúde mais equitativo para todos os cidadãos.