A ação visava informar os jovens sobre a importância da prevenção e da vacinação contra o HPV, um vírus que está associado a vários tipos de câncer, como o de colo uterino, vagina, vulva, ânus, pênis e orofaringe. Durante o mutirão, os jovens entre 9 e 19 anos tiveram a oportunidade de receber gratuitamente uma dose da vacina contra o HPV, desde que nunca tivessem sido imunizados anteriormente.
É importante ressaltar que os menores de 18 anos que foram tomar a vacina precisaram estar acompanhados de um responsável e apresentar a caderneta de vacinação. A imunização foi realizada pela equipe da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, com a vacina quadrivalente (HPV4), a mesma oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Desde 2014, a vacina contra o HPV é disponibilizada gratuitamente pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do SUS. A vacina protege contra quatro tipos diferentes de vírus, incluindo os tipos 6 e 11, responsáveis por 90% das verrugas genitais, e os tipos 16 e 18, que são causadores de 70% dos cânceres de colo do útero, além de tumores em outras partes do corpo.
O evento foi uma iniciativa importante para conscientizar os jovens sobre a prevenção do HPV e ressaltar a importância da vacinação como forma de combater os cânceres associados ao vírus. A ação deu destaque para a importância da saúde preventiva e para a necessidade de informação sobre o tema entre os jovens.