O CNVacinas será o primeiro complexo nacional dedicado à pesquisa e fabricação de insumos farmacêuticos, com capacidade para realizar todas as etapas do desenvolvimento de vacinas. A previsão é que as obras sejam concluídas até 2026, reforçando o compromisso do governo com a ciência, tecnologia e inovação.
Além disso, a ministra ressaltou a importância dos recursos disponibilizados pelo Fundo Nacional de Ciência e Tecnologia (FNDCT) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para o desenvolvimento de projetos locais. Foram anunciados editais que totalizam R$12,8 bilhões, visando fomentar políticas públicas de ciência e tecnologia em todo o país.
Essa iniciativa representa uma importante conquista para o setor científico do Brasil, especialmente em um momento de retomada da ciência e da inovação. Com o apoio do governo e dos órgãos de financiamento, a expectativa é que novos avanços e descobertas sejam feitas, contribuindo para o fortalecimento da pesquisa nacional e para o combate eficaz às doenças no país. A vacina Spin-TEC é um exemplo desse esforço conjunto, que pode trazer benefícios significativos para a saúde pública brasileira. A expectativa é que os testes clínicos comecem ainda este ano, representando um passo importante rumo à disponibilização da vacina para a população.