SAÚDE – Ministério da Saúde lança campanha de vacinação com doses atualizadas contra a covid-19, visando imunizar 70 milhões de pessoas


O Ministério da Saúde anunciou o início de uma nova campanha de vacinação contra a covid-19, após receber a primeira remessa de doses atualizadas. A meta é imunizar pelo menos 70 milhões de pessoas em todo o país. A chegada de 9,5 milhões de doses da variante XBB.1.5 representou um marco importante no combate à doença, com a notícia de que as vacinas já estão em processo de distribuição para os estados, conforme agendamento com a operadora logística.

Diversos estados já deram início à aplicação das vacinas monovalentes XBB, com a entrega do primeiro lote ocorrendo no dia 9 de maio. O Ministério da Saúde destacou que esse quantitativo de doses foi adquirido de forma emergencial, garantindo o abastecimento dos estados e municípios até que novas aquisições sejam finalizadas. As primeiras doses têm validade até junho e julho de 2024, porém a Anvisa estendeu esse prazo para setembro e outubro do mesmo ano.

A nova vacina, XBB, possui um perfil de segurança conhecido devido ao amplo uso em outros países, sendo adaptada para a variante XBB.1.5. O Ministério enfatizou a eficácia, efetividade e segurança das vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), garantindo que passam por rigoroso controle de qualidade antes de serem aplicadas na população.

Em relação ao esquema vacinal recomendado, a pasta orientou que crianças de 6 meses a menores de 5 anos já têm a vacina incluída no calendário de vacinação, enquanto grupos prioritários com 5 anos ou mais devem receber uma dose anual ou semestral, independentemente das doses prévias. Pessoas com mais de 5 anos fora desses grupos também poderão receber a vacina.

O Ministério da Saúde reforçou a importância do esquema vacinal completo, incluindo as doses de reforço quando recomendadas, para prevenir formas graves da doença e óbitos. As vacinas disponíveis nos postos de vacinação continuam eficazes contra as variantes em circulação no país, proporcionando uma importante ferramenta na luta contra a covid-19.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo