Eldorado do Sul, com seus 40 mil habitantes, teve toda a área urbana alagada, o que levou à necessidade de evacuação da região. O Ministério da Saúde divulgou que os atendimentos continuarão sendo prestados na sexta-feira (14), com serviços como atualização de receitas médicas, distribuição de medicamentos e vacinação aos moradores afetados pela tragédia.
A ação está sendo realizada na Escola David Reguiel Neto, localizada na Avenida Principal, das 9h às 17h, visando atender o máximo possível de residentes de Eldorado do Sul que necessitam de cuidados médicos e assistência.
Segundo informações do Ministério da Saúde, a Força Nacional do SUS já prestou atendimento a mais de 14,1 mil pessoas no Rio Grande do Sul desde o dia 5 de maio. Além disso, a pasta mantém quatro hospitais de campanha em operação em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Esses hospitais são essenciais para oferecer suporte médico emergencial às vítimas das enchentes e desastres naturais na região.
A Força Nacional do SUS é um programa de cooperação que tem como objetivo executar ações de prevenção, assistência e repressão em situações de desastres, emergências de saúde pública ou desassistência à população, quando a capacidade de resposta do estado ou do município se encontra comprometida. A presença destas equipes especializadas em Eldorado do Sul é fundamental para oferecer suporte e cuidados médicos necessários à população afetada pelas inundações.