O procedimento de inserção do DIU é realizado na própria tenda do Saúde da Gente, após uma consulta prévia com um ginecologista. Nessa consulta, são solicitados exames como citologia, ultrassom transvaginal e o Beta HCG, para confirmar a possibilidade da inserção. O processo em si dura entre 10 e 20 minutos, proporcionando uma alternativa reversível para aquelas mulheres que desejam engravidar futuramente.
Além da inserção do DIU, as mulheres atendidas pelo programa também têm acesso a consultas clínicas, ginecológicas e de enfermagem, exames diversos, atendimento psicológico, orientações sobre pré-natal, planejamento reprodutivo e familiar. Para usufruir desses serviços, é necessário apresentar documento com CPF e cartão do SUS, com atendimento das 8h às 20h.
Não apenas no Saúde da Gente, mas em 10 Unidades de Referência da capital, como as USs Osvaldo Brandão, Roland Simon, João Sampaio, Paulo Leal, Hamilton Falcão, Frei Damião, Walter Moura de Lima, Sérgio Quintela, José Pimentel Amorim e UDA Prof. Gilberto de Macedo, as mulheres podem encontrar esse serviço de inserção do DIU.
Essa iniciativa da Prefeitura de Maceió visa promover a saúde da mulher e facilitar o acesso a métodos contraceptivos eficazes e de qualidade, contribuindo para o planejamento familiar e para o bem-estar das cidadãs. Com um atendimento abrangente e profissionais qualificados, o programa Saúde da Gente tem se destacado na oferta de serviços de saúde para a população feminina da cidade.