SAÚDE – Baixo estoque de sangue: Fundação Hemocentro de Brasília distribui senhas preferenciais para doadores de sangue A negativo.



A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) está enfrentando desafios com o estoque de sangue, que opera com apenas 66% do nível considerado ideal. Para lidar com essa situação, a instituição está distribuindo senhas preferenciais para doadores de sangue do tipo A negativo até o dia 11 de dezembro.

Essa medida visa garantir um atendimento mais eficiente e priorizar as necessidades emergenciais. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal ressaltou a importância da doação de sangue, especialmente neste período próximo às festas de fim de ano e às férias escolares, quando historicamente aumenta a demanda por transfusões.

Para ser um doador de sangue, é necessário atender a alguns critérios, como ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 quilos e estar saudável. Quem teve gripe deve aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas para fazer a doação, enquanto quem teve covid-19 deve esperar 10 dias após o fim dos sintomas, desde que sem sequelas.

Pacientes diagnosticados com dengue clássica precisam aguardar 30 dias antes de doar sangue, enquanto aqueles que tiveram dengue hemorrágica devem esperar seis meses. É importante respeitar esses prazos para garantir a segurança do doador e do receptor.

O Hemocentro de Brasília é responsável por fornecer sangue para toda a rede de saúde pública do Distrito Federal, além de instituições conveniadas, como o Hospital da Criança e o Hospital das Forças Armadas. Com a colaboração da população, é possível manter os estoques de sangue em níveis adequados e garantir o atendimento de pacientes que dependem dessas doações para sobreviver. Doar sangue é um gesto solidário e pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo