SAÚDE – Aumento de casos de covid-19 no Rio de Janeiro e São Paulo preocupa autoridades de saúde, alerta boletim da Fiocruz.

De acordo com o Boletim Infogripe, divulgado nesta quinta-feira (28) pela renomada Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo continuam enfrentando um aumento alarmante de casos de covid-19. O coordenador do boletim, Marcelo Gomes, destacou que a circulação do vírus Sars-Cov-2 nessas regiões está levando ao aumento das internações.

“No Rio de Janeiro, observamos um ritmo de crescimento na curva de novos casos semanais de covid-19. Em São Paulo, o crescimento é mais lento e restrito, assim como no Rio de Janeiro, à população de idade mais avançada. No entanto, isso é um sinal claro de que o vírus está circulando com maior intensidade, levando ao aumento das internações, principalmente entre os grupos mais vulneráveis”, explicou Gomes.

O pesquisador ressaltou que esse cenário é restrito principalmente aos dois estados analisados. No entanto, é fundamental manter as medidas de proteção e o incentivo à vacinação para garantir a segurança da população.

O boletim, que se baseia nos dados da semana epidemiológica 38 (de 17 a 23 de setembro), apontou que nas últimas quatro semanas, 44,2% dos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no país foram causados pela covid-19. Além disso, a doença é responsável por 77,5% dos óbitos.

Esses números preocupantes mostram a importância de se manter vigilante e seguir as recomendações das autoridades de saúde. A vacinação é fundamental para controlar a disseminação do vírus e proteger aqueles que são mais vulneráveis.

É necessário que as pessoas continuem se vacinando e realizando as medidas de prevenção, como o uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social. Somente com a colaboração de todos será possível reverter essa situação preocupante e garantir a saúde e bem-estar da população.

É importante ressaltar que o combate ao vírus não envolve apenas a responsabilidade individual, mas também a conscientização coletiva. Todos devem fazer a sua parte para impedir o avanço da pandemia e proteger a si mesmos e aos outros.

Portanto, diante do aumento de casos de covid-19 nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, é essencial que as autoridades e a população estejam atentas e sigam as medidas de segurança, para que possamos superar essa crise sanitária o mais breve possível.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo