Comparando com o mesmo período do ano passado, antes da pandemia de Covid-19, a média de lentidão era de 570 km, mostrando um aumento significativo no tráfego neste final de ano. A CET aponta que, historicamente, as lentidões nos dias úteis de dezembro costumam ser 20% maiores do que a média que fecha o mês.
O recorde de congestionamento do ano foi registrado no dia 9 de agosto, atingindo a marca de 1.510 km, evidenciando o desafio enfrentado pelos paulistanos para se deslocarem pela cidade. Acompanhando essa realidade, a CET tem realizado operações específicas para o trânsito em regiões de comércio intenso, como a Rua 25 de Março e o Brás, buscando garantir a segurança e fluidez do tráfego.
Além disso, a CET está preparada para a Operação de Fim de Ano, que terá início no próximo domingo, em virtude da realização da 2ª fase do vestibular da Universidade de São Paulo (USP), da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). Nesse dia, o trânsito de veículos estará liberado na Av. Paulista e na Liberdade, com a suspensão do Programa Ruas Abertas e ativação da ciclofaixa extra, além da abertura do Elevado Presidente João Goulart (Minhocão) das 7h às 14h.
A Operação Estrada também será ativada para os feriados prolongados de fim de ano, aumentando o efetivo de equipes da CET principalmente em rodovias, a fim de garantir a fluidez do trânsito. Outras operações de tráfego estão programadas para eventos como a corrida de São Silvestre e o Réveillon na Av. Paulista, buscando minimizar os impactos do trânsito intenso nesta época do ano.