Com uma população de 165 mil habitantes e uma área territorial de 15km², São Caetano do Sul apresentou a maior proporção da população com nível superior completo entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, atingindo a marca de 48,2%. Essa marca coloca a cidade em um patamar bem acima da média nacional, que foi de 9,6 anos de estudo para a população com 25 anos ou mais em 2022.
Na Região Sudeste, São Caetano do Sul se destaca ainda mais, com a maior média de anos de estudo registrada entre os municípios, chegando a 12,7 anos, superando inclusive a capital do país, Brasília. Outros municípios como Niterói (RJ), Florianópolis (SC), Vitória (ES), Balneário Camboriú (SC) e Santos (SP) também apresentaram médias acima de 12 anos.
Por outro lado, a desigualdade educacional no país também é evidente, com 40 municípios, principalmente na Região Nordeste, apresentando uma média de anos de estudo inferior a 5 anos. Belford Roxo, no Rio de Janeiro, foi o município com a menor proporção de população com nível superior completo, apenas 5,7%.
Diante desses dados, São Caetano do Sul se destaca como um exemplo a ser seguido no âmbito da educação, mostrando que investimentos e políticas públicas voltadas para a formação educacional da população podem gerar resultados significativos e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do município.