São Caetano do Sul lidera no ranking de educação no Brasil, com a maior proporção de habitantes com nível superior completo.

São Caetano do Sul, município localizado em São Paulo, se destaca pelos seus impressionantes números na área da educação, conforme os dados mais recentes do Censo 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira, 26.

Com uma população de 165 mil habitantes e uma área territorial de 15km², São Caetano do Sul apresentou a maior proporção da população com nível superior completo entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, atingindo a marca de 48,2%. Essa marca coloca a cidade em um patamar bem acima da média nacional, que foi de 9,6 anos de estudo para a população com 25 anos ou mais em 2022.

Na Região Sudeste, São Caetano do Sul se destaca ainda mais, com a maior média de anos de estudo registrada entre os municípios, chegando a 12,7 anos, superando inclusive a capital do país, Brasília. Outros municípios como Niterói (RJ), Florianópolis (SC), Vitória (ES), Balneário Camboriú (SC) e Santos (SP) também apresentaram médias acima de 12 anos.

Por outro lado, a desigualdade educacional no país também é evidente, com 40 municípios, principalmente na Região Nordeste, apresentando uma média de anos de estudo inferior a 5 anos. Belford Roxo, no Rio de Janeiro, foi o município com a menor proporção de população com nível superior completo, apenas 5,7%.

Diante desses dados, São Caetano do Sul se destaca como um exemplo a ser seguido no âmbito da educação, mostrando que investimentos e políticas públicas voltadas para a formação educacional da população podem gerar resultados significativos e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do município.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo