A conversa entre Rubio e Al Saud se desenrola em um momento crítico, logo após a segunda rodada de negociações entre as delegações da Ucrânia e da Rússia, que teve lugar em Istambul. Na ocasião, Vladmir Medinsky, responsável pela equipe russa de negociações, anunciou que as partes concordaram em realizar uma troca em larga escala de prisioneiros. Essa troca envolverá prisioneiros doentes e gravemente feridos, além de jovens com menos de 25 anos, num acordo que pode resultar na liberação de mais de mil pessoas.
Além dessa troca, foi pactuado um cessar-fogo em áreas específicas para facilitar a recuperação dos corpos dos mortos, destacando um pequeno avanço nas conversações que estavam paralisadas desde a primavera de 2022. Essa paralisação foi atribuída à crescente pressão do Ocidente sobre a Ucrânia, dificultando o diálogo direto. O presidente russo, Vladimir Putin, propôs àquela época que Kiev retomasse as comunicações sem condições prévias, com o intuito de encontrar uma solução duradoura para o conflito.
Essas negociações e o contexto internacional envolvem uma série de complexidades, com a Arábia Saudita assumindo uma posição estratégica na mediação das tensões, refletindo seu interesse em garantir a estabilidade na região e o posicionamento da Rússia no cenário geopolítico. A expectativa é que esse diálogo ajude a descomplicar a situação tensa e, por conseguinte, contribua para um futuro mais pacífico em uma região marcada por conflitos constantes.