O senador Rodrigo Cunha (PSDB) participou nesta terça-feira (3) de uma reunião na sede do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) alagoano, serviço vinculado ao Ministério da Saúde. No encontro, Rodrigo Cunha garantiu apoio para a criação no estado da primeira Casa de Saúde Indígena (Casai) alagoana, unidade de saúde especializada no atendimento desta população. Estimativas apontam que população indígena autodeclarada de Alagoas é de cerca de 14 mil pessoas sendo que aproximadamente 4 mil ainda habitam povoamentos e aldeias em diversas cidades do interior.
“Vamos atuar em Brasília para que Alagoas possa, enfim, ter sua Casai e possa, desta maneira, garantir atendimento de saúde digno e especializado a sua população indígena. Muitos destes homens e mulheres ainda encontram muita dificuldade para ter acesso a serviços de saúde e com a Casai este atendimento será em muito facilitado, além de humanizado e atento às questões culturais desta população. Nesta reunião na DSEI pude conhecer detalhes do funcionamento destas Casas e saí ainda mais convicto da importância de Alagoas contar com este equipamento de saúde”, disse Rodrigo Cunha.
As equipes de profissionais da saúde que atendem nas Casais são qualificadas para a compreensão das particularidades socioculturais das populações indígenas. Cada um dos mais de 300 povos indígenas do Brasil tem sua própria maneira de entender e se organizar diante do mundo, que se manifesta nas suas diferentes formas de organização social, política, econômica e de relação com o meio ambiente e ocupação de seu território. O reconhecimento da diversidade social e cultural dos povos indígenas, a consideração e o respeito dos seus sistemas tradicionais de saúde são imprescindíveis para a execução de ações e projetos de saúde destas populações.
Participaram da reunião, além do senador Rodrigo Cunha, membros do DSEI/AL como o coordenador distrital, Ivaldo Melgueiro, o engenheiro Marcos Perciano e o chefe do Serviço de Edificações e Saneamento Ambiental Indígena (Sesani) Ronaldo Silva. O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) é a unidade gestora descentralizada do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS). Estes subsistemas estão organizados em 34 Distritos Especiais de Saúde Indígena localizados em todas as regiões do território brasileiro.