O evento está marcado para acontecer nesta sexta-feira (06), das 15h às 17h, no auditório do ICS, no Campus A.C. Simões. Segundo Andréa Moreira, docente da Área de Ciências Políticas do ICS, esta é uma oportunidade para esclarecer dúvidas e aprender a lidar com a desinformação, promovendo assim a cidadania de forma responsável.
Essa iniciativa de extensão da universidade contou com total apoio do TRE e faz parte do Programa de Enfrentamento à Desinformação nas Eleições, que já está em vigor há quatro anos. O Programa engloba várias instituições, como Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Procuradoria Regional Eleitoral, Ordem dos Advogados do Brasil e Sindicato dos Jornalistas.
O presidente do TRE de Alagoas, desembargador Klever Rego Loureiro, ressaltou que desde 2018 a Justiça Eleitoral vem sofrendo impactos negativos com a propagação de notícias falsas e opiniões desfavoráveis, especialmente no contexto de dúvidas sobre a segurança e confiabilidade do voto eletrônico. Por isso, a importância de unir forças para combater esses efeitos negativos.
O Programa de Enfrentamento à Desinformação do TRE se concentra em diversos eixos temáticos, como organização interna, contenção da desinformação, identificação e verificação da desinformação, aprimoramento de recursos tecnológicos e atuação do Núcleo de Enfrentamento à Desinformação.
Além da roda de conversa na UFAL, o programa inclui a disciplina Política e Desinformação, que está mapeando a produção científica da universidade para subsidiar a criação do Observatório da Desinformação. O projeto reúne pesquisadores do Instituto de Ciências Sociais e do Instituto de Computação e está aberto para novas adesões.
Para denunciar casos de desinformação ao TRE, basta entrar em contato pelo Whatsapp: 82 99662-7491. Essas iniciativas visam combater a desinformação e garantir que as eleições ocorram de forma democrática e transparente.