A tendência de alta dos downloads se manteve no dia seguinte, com o aplicativo sendo baixado 54 mil vezes na quinta-feira, 10 de setembro. Em apenas quatro dias após a retomada das operações, o X saltou da 861ª posição para a 21ª no ranking dos apps mais baixados no Brasil.
O aumento significativo no volume de downloads já era esperado, considerando que nos dias que antecederam o desbloqueio, o número saltou de 6 mil para 21 mil, sinalizando uma grande demanda reprimida. Antes da liberação, a rede de Elon Musk registrava em média menos de dez mil downloads diários.
Os conflitos entre o ministro do STF Alexandre de Moraes e Elon Musk remontam ao início do ano, culminando no bloqueio do X em território brasileiro. Após desafiar as ordens judiciais, Musk passou a cumprir as determinações e arcar com as multas impostas pelo Supremo Tribunal Federal.
Enquanto o Bluesky foi o aplicativo que mais se beneficiou com a ausência do X, registrando 6 mil downloads na segunda-feira, viu sua popularidade decair com o retorno da antiga rede social, atingindo apenas 6 mil downloads na quinta-feira.
Por outro lado, o Threads, com apoio irrestrito do Instagram, continua se destacando acima dos concorrentes. A plataforma, de propriedade da Meta, registrou mais de 100 mil downloads por dia no Brasil, mantendo-se constantemente entre os dez aplicativos mais baixados. Mesmo com a volta do X, o Threads registrou 109 mil instalações na quinta-feira, demonstrando sua solidez no mercado.