Esse resultado positivo é fruto de uma mobilização intensa realizada nas escolas por meio dos programas Foca o Enem e Professor Mentor. Esses programas não apenas incentivaram os estudantes a participarem do exame, mas também ofereceram suporte para que pudessem realizar suas inscrições com sucesso. O “Dia D” de mobilização para as inscrições no exame, realizado em 03 de junho, foi marcado por ações dos professores do programa Foca o Enem, que transmitiram dicas e esclarecimentos em um live no canal do Youtube.
Ao somar os inscritos de todas as instituições públicas, incluindo escolas estaduais e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), o estado contabilizou mais de 37 mil inscritos até o momento. Os alunos da rede pública têm isenção da taxa de inscrição, e aqueles que participarem dos dois dias de prova receberão um incentivo de R$ 200 no programa Pé-de-Meia do Governo Federal.
A gerente especial para Exames do Ensino Médio da Seduc, Danielly Verçosa, expressou sua satisfação com os números alcançados, destacando o papel fundamental dos programas de mobilização. Segundo ela, o trabalho não para e as aulas pelo canal do YouTube @focaoenemal continuarão, assim como a preparação presencial e online para os estudantes participarem das provas do Enem.
Três aulões presenciais do programa Foca o Enem já estão confirmados para as escolas vencedoras na mobilização para as inscrições, prometendo uma preparação intensiva para os estudantes. Através do engajamento dos alunos e do apoio dos professores, a rede estadual de ensino de Alagoas caminha rumo a mais uma participação de destaque no Enem.