Recuperação Econômica na Alemanha impulsionada por Gastos com Consumo e Crescimento de Salários, indica FMI.



A economia alemã está mostrando sinais de recuperação gradual, impulsionada pelos gastos com consumo e pelo aumento dos salários reais, de acordo com informações do Fundo Monetário Internacional (FMI). De acordo com a instituição, a previsão é que o Produto Interno Bruto (PIB) real da Alemanha cresça 0,2% em 2024, com uma perspectiva de crescimento mais robusta de 1% a 1,5% nos anos de 2025 e 2026, impulsionado também pela demanda externa.

Essas projeções foram divulgadas em um comunicado após uma missão do Fundo Monetário Internacional ao país, no âmbito do Artigo IV das regras do organismo internacional. Além disso, o FMI também prevê que a inflação na Alemanha continue em queda em 2024, e que seu núcleo também desacelere, embora permaneça acima do índice geral.

No geral, a análise aponta que os riscos para as projeções estão equilibrados. Os riscos de alta incluem a possibilidade de notícias positivas e menor incerteza estimularem o consumo e o investimento mais rapidamente do que o esperado. Por outro lado, os riscos de baixa incluem a potencial fragmentação geoeconômica, o agravamento de conflitos globais e intensificação do estresse nos mercados imobiliários comerciais globais.

Com base nesses dados e projeções do FMI, a economia alemã parece estar no caminho certo para uma recuperação estável nos próximos anos, impulsionada pelo consumo interno e pela demanda externa. No entanto, é importante acompanhar de perto os fatores de risco identificados pela instituição para garantir que essa trajetória de crescimento continue no futuro.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo