Recorde de pedidos de recuperação judicial no Brasil em 2024 surpreende em ano de crescimento econômico, aponta Serasa Experian.

Em 2024, o Brasil registrou um aumento significativo no número de pedidos de recuperações judiciais, alcançando um total de 2.273 solicitações, de acordo com dados levantados pela Serasa Experian, uma empresa renomada no mercado de dados. Esse número representa um aumento de 61,8% em relação ao ano anterior e um impressionante salto de 173% em relação a 2022, marcando o maior número de RJs desde o início da série histórica em 2005.

O recorde de pedidos de RJs em um ano de crescimento expressivo do Produto Interno Bruto (PIB) do país pode parecer contraditório à primeira vista. O Banco Central estimou que o PIB cresceria 3,5% em 2024, gerando um cenário positivo para a economia. No entanto, a economista Camila Abdelmalack, da Serasa Experian, aponta que os juros ainda estão em um nível elevado, o que pode explicar o aumento dos pedidos de recuperação judicial.

Dados revelam que, em dezembro do ano passado, 31,6% das empresas brasileiras estavam inadimplentes, o que representou uma queda em relação aos meses anteriores, mas ainda mostrou um aumento em comparação ao ano anterior. Ainda assim, a economista observa que o aumento da taxa Selic ainda não teve um grande impacto nos processos de Recuperação Judicial, já que os efeitos dos juros demoram a surtir efeito no mercado.

O estudo também identificou que as micro e pequenas empresas foram as mais afetadas, totalizando 1.676 pedidos de recuperação judicial, seguidas pelas médias e grandes companhias. O setor de serviços foi o mais impactado, seguido pelo comércio, setor primário e indústria.

Por outro lado, o número de falências em 2024 apresentou uma diminuição, totalizando 949 pedidos, sendo as micro e pequenas empresas as mais afetadas. Apesar do aumento nos pedidos de recuperação judicial, a economista da Serasa aponta que o crescimento econômico do ano pode ter contribuído para evitar uma quebradeira ainda maior de empresas.

Portanto, o aumento nos pedidos de recuperação judicial reflete um cenário complexo e desafiador para o mercado empresarial, mesmo em um ano de crescimento econômico. É importante que as empresas busquem medidas para se reerguerem e superarem as dificuldades financeiras.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo