De acordo com os organizadores, as manifestações são uma resposta às ações antidemocráticas e ilegais do governo Trump. Os moradores estão recebendo avisos no celular para ficarem atentos à possibilidade de confrontos entre manifestantes e policiais. Este será o segundo ato nacional do grupo 50501, após um evento realizado em 5 de fevereiro. Sydney Wilson, um dos organizadores, afirmou à NPR que a escolha de realizar os protestos em um dia dedicado à celebração dos presidentes dos Estados Unidos é oportuna.
Os protestos planejam acontecer nos Capitólios estaduais e em Washington, D.C. Wilson enfatizou a preocupação do movimento em relação à permanência de Elon Musk em seu cargo, questionando o acesso privilegiado que um funcionário não governamental possui. Os protestos visam pressionar pela remoção de Musk do seu cargo.
Os avisos emitidos aos norte-americanos incluem instruções para lidar com interrupções no trânsito causadas pelas manifestações e para agir de acordo com a polícia. A presença policial será intensificada perto dos locais de protesto, e a população deve seguir as diretrizes oficiais para garantir a segurança de todos os envolvidos.
É importante acompanhar o desenrolar desses protestos, que refletem a insatisfação de parte da população dos EUA com as políticas e ações do governo Trump. Por isso, a mobilização organizada pelo movimento 50501 será um marco na resistência contra as medidas consideradas antidemocráticas e ilegais.