Acompanhada pelo servidor do Ministério Público Estadual (MPAL), Thomaz Fireman, e pela advogada Amanda Castro, que fazem parte da rede de busca do PLID, Marluce Falcão foi recebida pelo secretário da Semsc, Eduardo Marinho. Durante a visita, um dos locais de destaque foi a Central Integrada de Videomonitoramento de Maceió (CIV), que opera 24 horas por dia com o auxílio de 10 totens estrategicamente posicionados na cidade, além de contar com um sistema de Inteligência Artificial para monitoramento de câmeras em diversos locais públicos.
A promotora ressaltou a importância do reconhecimento facial como uma ferramenta crucial na busca por crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis desaparecidas. Ela destacou a possibilidade de uma parceria entre o MPAL e a Semsc para potencializar os esforços na localização e identificação de desaparecidos, utilizando toda a tecnologia disponível. O PLID já conta com uma rede de busca imediata, composta por 40 órgãos públicos.
A promotora Marluce Falcão explicou que, por meio do PLID, é possível adotar um protocolo recomendado após o registro oficial de um desaparecimento, evitando que as famílias tenham que percorrer vários locais em busca de informações. Ela destacou a importância da Semsc em uma futura parceria para fortalecer o Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos.
Na próxima semana, a rede de busca do PLID/AL receberá novos membros durante a Reunião Ampliada, que ocorrerá na sede do MPAL, em Maceió. A Semsc, representada por Ana Paula Apolônio da Silva, e a Cruz Vermelha, terão papel fundamental nesse encontro que visa fortalecer as ações de localização e identificação de desaparecidos.
O Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos tem como objetivo não apenas encontrar pessoas desaparecidas, mas também localizar familiares de indivíduos sem identificação, além de auxiliar na identificação de corpos que chegam ao IML. A iniciativa prioriza a humanização no atendimento às famílias, visando reduzir o sofrimento causado pela dor de perder um ente querido.