Projeto Renasce Salgadinho realiza gincanas ambientais e recolhe mais de 1.300 eletrônicos e outros materiais para reaproveitamento.

O Projeto Renasce Salgadinho, fruto de ações de conscientização dentro e fora das escolas, realizou nas últimas semanas gincanas ambientais em duas unidades de ensino na área de influência da obra, recolhendo 1.370 eletrônicos que podem ser reaproveitados. Além disso, foram coletados 117 litros de óleo, 122,9 kg de PET, 37 kg de latinhas, 242,2 kg de livros e revistas, 21,5 kg de panela velha, 205 kg de papel e papelão e 102 kg de plástico, evitando o descarte irregular desses materiais.

Durante essas ações, uma série de atividades lúdicas foram desenvolvidas, onde os alunos puderam aprender sobre a coleta seletiva, educação ambiental, reciclagem e os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de resíduos. Todo o material coletado foi encaminhado à Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió (Cooplum), responsável pela coleta seletiva nos bairros da parte baixa da capital.

As gincanas foram realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), através do Projeto Escola Alerta, e das ações socioambientais do Renasce Salgadinho. Ao todo, mais de 700 crianças foram beneficiadas com essa iniciativa.

“Essas gincanas ambientais são atividades em que buscamos, através de brincadeiras e atividades lúdicas, reforçar o que já trabalhamos no sistema porta a porta e também dentro das salas de aula, que é a importância do descarte correto dos resíduos e também da reutilização. Todo esse material poderia ter tido um descarte incorreto e parar nos córregos, mas desta vez a realidade foi diferente”, afirmou Thales Ribeiro, secretário-adjunto de Infraestrutura.

O projeto Renasce Salgadinho, que recebeu um investimento de R$ 76,4 milhões através de um empréstimo da Companhia Andina de Fomento (CAF), contempla uma série de obras que irão transformar a realidade da cidade. Essas intervenções estão previstas para serem concluídas até o final de 2023 e incluem revitalização, requalificação ambiental, modernização de vias e ruas, melhorias no sistema de drenagem, construção de passarelas, entre outras ações.

Além disso, o projeto também conta com ações educativas, como palestras, oficinas de reciclagem e outras atividades, que visam conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e do correto manejo dos resíduos.

Com essas iniciativas, o Projeto Renasce Salgadinho mostra seu comprometimento com a sustentabilidade e a transformação da cidade, proporcionando educação e conscientização ambiental para as futuras gerações.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo