O texto, que segue para análise do Plenário, estabelece que as abordagens femininas nos ensinos fundamental e médio devem englobar aspectos de história, ciência e cultura do Brasil e do mundo, com o intuito de ressaltar as contribuições das mulheres em áreas científica, social, artística, cultural, econômica e política.
A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), relatora do projeto, destacou que a baixa representação das mulheres no campo científico é influenciada por preconceitos e desencorajamento, apesar do bom desempenho escolar demonstrado por elas. Portanto, a proposta busca ampliar o reconhecimento e a valorização do papel das mulheres em diversas áreas e carreiras de destaque.
Além da inclusão das abordagens femininas nos currículos escolares, o PL 557/2020 também prevê a promoção anual, na segunda semana de março, da Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História nas escolas de educação básica do país. Essa iniciativa visa despertar o interesse das meninas pela história e pela contribuição das mulheres ao longo dos tempos.
A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) celebrou a proposta, ressaltando a importância de informar e empoderar as jovens por meio da educação. Ela destacou que a Semana de Valorização das Mulheres será um passo significativo para sensibilizar a sociedade sobre a relevância do tema e promover a igualdade de gênero.
Por fim, o senador Flávio Arns (PSB-PR) e a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) mencionaram a líder de oposição na Venezuela, Maria Corina Machado, como exemplo de resistência e coragem para as mulheres em todo o mundo. Eles ressaltaram a importância de reconhecer e valorizar as figuras femininas que contribuíram para a história e inspiram as gerações atuais a conquistar espaços até então dominados por homens.









