Ao justificar a necessidade da medida, Lelo Maia ressaltou a importância de assegurar um local de atendimento adequado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Ele destacou a gravidade da situação de uma vítima que busca ajuda numa delegacia especializada e encontra-se fechada, sendo obrigada a buscar socorro em outro local, como a Central de Flagrantes, onde poderia até mesmo se deparar com seu agressor.
Além disso, o deputado elogiou a iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e da Secretaria Extraordinária da Primeira Infância (Secria), de construir uma delegacia especializada na proteção de crianças e adolescentes na parte alta de Maceió. Segundo Maia, essa ação demonstra sensibilidade e compromisso com a segurança e proteção dos jovens em Alagoas.
Ao solicitar o apoio dos colegas parlamentares para a aprovação do projeto de lei, o deputado enfatizou a importância de garantir um atendimento especializado e disponível 24 horas por dia para as vítimas mais vulneráveis da sociedade. A proposta agora segue para apreciação do plenário, onde Lelo Maia espera contar com o apoio de todos os parlamentares em prol da proteção das crianças e adolescentes em situação de violência.