Programa Saúde da Gente da Prefeitura de Maceió amplia atendimento em saúde mental, somando mais de 53 mil consultas desde 2022.

O programa Saúde da Gente, da Prefeitura de Maceió, tem se destacado como o maior programa de saúde itinerante do Brasil, ampliando a assistência em diversas áreas da saúde na capital alagoana. Uma das áreas que tem sido beneficiada com esse programa é a de saúde mental, que passou a contar com um atendimento mais acessível nas diversas unidades de saúde do município.

Desde a implantação dos serviços em 2022, o programa já realizou mais de 53 mil consultas ao atendimento de rotina com psicólogos das unidades, demonstrando o impacto positivo que o Saúde da Gente tem tido na população de Maceió.

O programa atua em seis frentes: saúde da criança, da mulher, do homem, animal, saúde nas grotas e saúde mental. Com atuação itinerante, a equipe percorre diversos bairros da capital, permanecendo no local por uma semana. Isso tem facilitado o acesso à saúde para a população, oferecendo serviços médicos, encaminhamentos, realização de exames e vacinação.

Os profissionais do programa Saúde da Gente têm se unido aos esforços da estrutura de atendimento à saúde mental que já existe na rede municipal, oferecendo serviços de demanda espontânea e de forma descentralizada, com o acolhimento e atendimento nas tendas do programa.

Para receber o atendimento, a pessoa deve ser usuária da unidade de saúde ou receber um encaminhamento direcionado ao serviço na tenda do programa Saúde da Gente. Quando necessário, o encaminhamento é feito para unidades de saúde próximas ao bairro em questão, oferecendo um acompanhamento mais próximo e acessível para a população.

De acordo com a psicóloga Liliana Pinheiro, que atua no Saúde da Gente, distúrbios emocionais da atualidade têm sido causados por fatores como a busca obsessiva pela perfeição corporal, violência e outros aspectos sociais, que trazem inúmeros prejuízos à saúde mental do indivíduo.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que milhares de pessoas são diagnosticadas com ansiedade, depressão, estresse e problemas emocionais causados por luto ou problemas familiares. A importância do acompanhamento psicológico da população é evidente diante da alta demanda por ajuda, refletindo como a realidade tem afetado o bem-estar mental e a qualidade de vida de um número significativo de pessoas.

O programa Saúde da Gente tem sido fundamental para oferecer atendimento e acompanhamento psicológico para a população de Maceió, garantindo um acesso mais fácil e eficaz aos serviços de saúde mental. Com a continuidade dessas ações, é possível que mais pessoas tenham a oportunidade de buscar ajuda e ter um acompanhamento próximo e de qualidade para seus problemas emocionais.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo