Programa Cultivar Água promove revolução na gestão da água em escolas de Alagoas, implementando práticas sustentáveis e conscientização.



O programa Cultivar Água, desenvolvido pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA), está promovendo uma verdadeira revolução na gestão da água nas escolas alagoanas. Lançado em janeiro de 2022, o programa já está presente em 90 escolas das redes públicas municipal e estadual de 28 municípios, incluindo a capital Maceió.

O objetivo do programa é introduzir boas práticas ambientais relacionadas ao ciclo da água nas escolas, por meio de ações sustentáveis como o descarte e reuso conscientes da água, além do projeto fossa jardim, um sistema sustentável e de baixa emissão de carbono em comparação com a fossa séptica convencional. Esse sistema não só protege a qualidade da água, mas também fortalece os sistemas agrícolas.

Além disso, o programa busca analisar e monitorar a oferta de água, ampliar a reflexão sobre o ciclo da água nas escolas e nas residências, promover o desenvolvimento sustentável em unidades familiares, ampliar o sistema de saneamento e elaborar projetos específicos em cada escola participante.

O Cultivar Água está em sua segunda etapa, que envolve a destinação da água para a irrigação de plantas medicinais do Espaço Pedagógico Horta Medicinal e para a produção de óleos essenciais. Além disso, está sendo implementado o reuso das chamadas “águas cinza”, originadas de atividades domésticas.

O programa não se limita apenas a realizar práticas assertivas relacionadas ao uso da água. Ele também busca conscientizar os alunos por meio de exposições e palestras, proporcionando uma abordagem pedagógica completa. Além disso, são realizadas oficinas para a construção e início dos projetos específicos de cada escola parceira.

O Cultivar Água conta com diversas parcerias, incluindo a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que colabora com tecnologias de tratamento de águas servidas e na produção de óleos essenciais; e a Secretaria da Primeira Infância (Cria), que promove práticas sustentáveis nas creches do estado.

O programa já foi implantado em diversos municípios alagoanos, como Atalaia, Rio Largo, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Belém, Marechal Deodoro, Penedo, Branquinha, Anadia, São Miguel dos Campos e União dos Palmares. A participação das prefeituras tem sido fundamental para ampliar o alcance do programa e melhorar a gestão das ações.

O sucesso do Cultivar Água também tem gerado reconhecimento nacional e despertado o interesse de outras instituições, que estão buscando transferência metodológica para implementar programas semelhantes em seus estados.

O programa conta com a parceria de várias instituições, como o Instituto Rui Barbosa, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AL), o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Assessoria de Planejamento Estratégico (Asplage), o Núcleo de Defesa do Patrimônio Público (Nudepat), o Núcleo de Defesa da Educação, os Centros de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça (Caop), a Secretaria da Primeira Infância (Cria) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O Cultivar Água está promovendo uma mudança significativa na gestão da água nas escolas alagoanas, contribuindo para a conscientização dos alunos e para a construção de um futuro mais sustentável.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo