Profissionais do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas participam de treinamento para manejo de fauna silvestre em Maragogi

Profissionais do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) participaram, nesta semana, de uma série de palestras e práticas de manejo de fauna silvestre no município de Maragogi. A iniciativa, promovida pela Gerência de Fauna e Flora do IMA, contou com a participação de 20 profissionais, incluindo geógrafos, biólogos, médicos veterinários, gestores ambientais, engenheiros ambientais, florestais e agrimensores.

Durante o treinamento, os profissionais receberam orientações sobre a identificação de espécies, diferenças entre animais exóticos e nativos, leis sobre a fauna e aparelhos utilizados no monitoramento. Também foi realizada uma simulação de situações que ocorrem no cotidiano de trabalho em campo. Além disso, foram discutidos o Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (SisPass) e o Sistema Nacional de Gestão de Fauna Silvestre (Sisfauna), ambos gerenciados e amplamente utilizados pelos profissionais do setor de fauna do IMA.

No segundo dia de treinamento, o responsável pelo serpentário do Zoológico Ecopark Sol e Mar ministrou um treinamento sobre contenção e manejo de serpentes e outros répteis. Os participantes foram instruídos sobre esses animais e tiveram a oportunidade de manejar algumas espécies, como jiboia, jacaré, jararacuçu, falsa-coral e cascavel.

De acordo com Igor de Farias, assessor ambiental de fiscalização do IMA, “Um dos pontos principais desse curso é o respeito por esses animais, além de como manusear e transportar, práticas que farão toda a diferença em nosso cotidiano como fiscais. Esse tipo de treinamento nos oferece uma tremenda segurança nas atividades do dia a dia”.

O treinamento aconteceu no Zoológico Ecopark Sol e Mar, um espaço que recebe animais que, na maioria dos casos, não estão aptos à soltura e estão envolvidos em projetos de conservação das espécies, como a onça-pintada e o mutum-de-alagoas. Além de promover a educação ambiental, esses locais também oferecem amparo à fauna ameaçada.

O nivelamento técnico desses profissionais é importante para transmitir conhecimentos básicos sobre as espécies, garantir o mínimo de estresse dos animais no momento do manejo, estabelecer a equiparidade nas abordagens e comportamentos dos técnicos durante as atividades, assim como garantir a proteção dos animais e dos profissionais.

Epitácio Correia, gerente da Gerência de Fauna e Flora do IMA, destaca que o treinamento também é uma oportunidade de maior integração entre os setores que atuam de maneira conjunta em algumas ações pelo estado. “É um momento em que as equipes tendem a discutir situações adversas e treinamentos como esse precisam ser contínuos para que possamos estabelecer um padrão nas atuações”, finaliza Correia.

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) tem investido em capacitação e treinamentos para seus profissionais, visando garantir a qualidade das ações e o correto manejo da fauna silvestre. É fundamental que essas práticas e instruções sejam implementadas e seguidas pelos profissionais para garantir a preservação ambiental e a ação assertiva na proteção da fauna.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo