Produção de petróleo e gás da Petrobras registra crescimento de 3,2% no primeiro trimestre e destaque para o pré-sal

A Petrobras anunciou um aumento de 3,2% em sua produção comercial de petróleo e gás no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com a estatal, a produção subiu de 2,352 milhões de barris de óleo equivalente (boe/dia) para 2,428 boe/d. O destaque foi para a alta de 9,1% na produção do pré-sal, atingindo 1,857 milhão de barris, enquanto os campos do pós-sal sofreram uma redução de 37,5%.

No entanto, o volume de vendas de derivados no mercado interno apresentou uma queda de 2,9%, totalizando 1,648 milhão de barris por dia. A gasolina teve o maior recuo, de 6,8%, enquanto o diesel caiu 3,4%. A Petrobras atribui essa redução à demanda de mercado e paradas programadas. Além disso, a estatal mencionou um aumento no teor mínimo de mistura obrigatória de biodiesel, de 12% para 14% em março de 2024, e a perda de participação da gasolina para o etanol hidratado no abastecimento de veículos flex.

Outro ponto ressaltado pela Petrobras foi o aumento das importações de diesel em 24,3%, devido à necessidade de recomposição de estoques por conta de paradas de manutenção, enquanto a exportação geral teve uma queda de 4,4%. A instabilidade causada pelo conflito no Oriente Médio nos fretes de transporte marítimo levou a uma alteração nos fluxos das exportações de petróleo da companhia.

Para manter os acionistas informados, a União propôs e a assembleia da Petrobras aprovou a distribuição de 50% dos dividendos extraordinários. Além disso, a estatal divulgou seu plano para retomar as fábricas de fertilizantes. A Petrobras se mostra confiante em sua capacidade de superar desafios e continuar impulsionando o setor de petróleo e gás no Brasil.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo