A programação teve início às 8h, na sede da Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro, localizada no Centro Histórico da cidade. Neste evento, houve a transferência da sede do Governo do Estado, com a presença do governador Paulo Dantas (MDB) e do prefeito Cacau Filho (MDB), juntamente com outras autoridades políticas locais.
Durante a cerimônia, foram prestadas homenagens a Manuel Deodoro da Fonseca, o proclamador da República, diante do busto do marechal localizado em frente ao Palácio Provincial. Além disso, foi realizado o hasteamento dos pavilhões e discursos das autoridades presentes.
Os desfiles com as tropas militares, pelotões estudantis e as bandas fanfarras e filarmônicas deodorenses começaram às 10h, atraindo um grande público na região do Lago de Taperaguá. E para encerrar a celebração, ocorreu a 4ª edição da entrega da Comenda Municipal Rosa da Fonseca a personalidades alagoanas que contribuem para o desenvolvimento de Alagoas e de Marechal Deodoro.
Também é importante ressaltar a tradição de transferência da capital administrativa do Governo do Estado para Marechal Deodoro. Essa medida, prevista na Constituição Estadual de Alagoas, homenageia o município e relembra a importância histórica do proclamador da República, Manuel Deodoro da Fonseca.
Marechal Deodoro, cidade onde nasceu o proclamador da República, foi capital da província de Alagoas entre 1817 e 1839, até a sede administrativa ser transferida para Maceió. A cidade, fundada em 1611, recebeu o nome atual em 1939 em homenagem a seu filho mais ilustre. A Proclamação da República, em 1889, representou o fim da monarquia constitucional parlamentarista do Império, destituindo o imperador D. Pedro II e instituindo um governo provisório republicano sob liderança de Manuel Deodoro da Fonseca.
Portanto, a celebração em Marechal Deodoro não apenas comemora a Proclamação da República, mas também valoriza a história e a importância desse município para Alagoas e para o Brasil como um todo. A iniciativa de transformar Marechal Deodoro na capital do estado por um dia reforça os laços históricos e culturais que unem essa cidade com a trajetória política do país.