Para diminuir o fluxo de pessoas nas ruas como medida de prevenção ao coronavírus, a Força-tarefa Integrada seguiu em seu sexto dia de fiscalização nas ruas de Maceió nesta quinsa-feira (26). As equipes trabalham com a missão de fazer cumprir os decretos estaduais e municipais, que disciplinam medidas temporárias de combate e prevenção à pandemia de covid 19, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Entre essas medidas está o fechamento de diversos estabelecimentos comerciais. Os serviços essenciais continuam sendo ofertados.
Resultados do dia
O Disque-denúncia recebeu 57 chamados. As providências foram tomadas nos locais onde a irregularidade foi constatada. Porém, ao chegar, a fiscalização verificou que algumas das denúncias não se confirmaram.
As regiões averiguadas nesta quinta-feira foram a orla marítima, Barro Duro, Benedito Bentes 1 e 2, Conjunto João Sampaio, Avenida Menino Marcelo. A fiscalização flagrou um restaurante funcionando normalmente dentro de uma padaria. Foram fechados seis estabelecimentos, entre eles capotarias, barbearias, óticas e lojas de roupa e marcenaria. Tiveram que baixar as portas nove estabelecimentos, que funcionavam como delivery (lanchonetes, galeterias, restaurantes e uma loja de smartphones).
O secretário-adjunto de Segurança Comunitária e Convívio Social, Dogival Ferreira, reforça a orientação para os serviços de delivery. “Eles só podem funcionar com entregas no lugar onde está o cliente. Não é permitido que o cliente vá buscar no local, pois o objetivo é diminuir a circulação de pessoas nas ruas. É preciso ficar atento a essa situação”, esclarece.
Participam da força-tarefa a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) – com a Fiscalização de Posturas e a Guarda Municipal; a Secretaria Municipal de saúde (SMS) – com a Vigilância Sanitária; Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes); e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). A Polícia Militar de Alagoas – com o Bope – e o Corpo de Bombeiros também integram as equipes.
Como denunciar
Os números de telefones para denúncias de descumprimento dos decretos são:
– 3312- 5277 (disque-denúncia da Semscs) – das 8h às 22h, diariamente, inclusive feriados e finais de semana
– 190 (Polícia Militar)
– 181 (Secretaria de Segurança Pública)
Informações e orientações sobre o Coronavírus
Coronavírus: força-tarefa flagra irregularidades
Força-tarefa Integrada segue com fiscalização em Maceió
Fiscalização diária continua para prevenir a covid-19
Prevenção ao coronavírus: decreto suspende eventos em Maceió
Coronavírus: força-tarefa segue com fiscalização
Covid-19: fiscalização cobra obediência aos decretos
Covid-19: Força Tarefa Integrada vai fiscalizar obediência a decretos
Decreto municipal determina a suspensão de eventos em Maceió