Essa transformação na forma como Lula se comunica online começou a ser percebida após a chegada de Mariah Queiroz Costa Silva, ex-membro da equipe do prefeito de Recife, João Campos (PSB), para assumir a chefia da Secretaria de Estratégias e Redes da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom).
A mudança na equipe de comunicação do presidente foi oficializada no último dia 17, quando o novo ministro da Secom, Sidônio Palmeira, decidiu demitir a antiga chefe e aliada da primeira-dama Rosângela da Silva, Brunna Rosa.
As publicações recentes de Lula têm abordado temas diversos, desde a indicação de filmes brasileiros para o Oscar até anúncios de obras rodoviárias. O ex-presidente tem adotado um tom mais informal, interagindo com outros personagens e utilizando recursos visuais como efeitos sonoros e cortes rápidos nos vídeos.
Essa mudança de estratégia de comunicação de Lula coincide com a postura adotada pelo prefeito João Campos em suas redes sociais, que também conquistou grande popularidade no Instagram com mais de 2,8 milhões de seguidores.
O novo ministro da Secom, Sidônio Palmeira, enfatizou a importância de uma estratégia ofensiva na comunicação do governo, destacando a necessidade de uma “central de monitoramento das redes sociais” para responder rapidamente a problemas.
Com essas mudanças, Lula pretende se tornar o “motor de conteúdo” do governo, antecipando-se na divulgação de medidas importantes. Essa nova abordagem na comunicação presidencial reflete um esforço em corrigir falhas e melhorar a imagem do governo, como evidenciado pela revogação da norma de fiscalização do Pix após pressão nas redes sociais.
Assim, a presença de Lula nas redes sociais se torna cada vez mais relevante não apenas como forma de comunicação direta com os cidadãos, mas também como um instrumento estratégico para a gestão do governo.