Presidente da França inicia contagem regressiva de 100 dias para Jogos Olímpicos de Paris, com planos alternativos para cerimônia de abertura.

Faltando 100 dias para o início dos Jogos Olímpicos de Paris, o presidente da França, Emmanuel Macron, deu início à contagem regressiva com um discurso tranquilizador sobre as medidas de segurança para a cerimônia de abertura. Em uma entrevista à BFMTV e à rádio RMC, Macron mencionou pela primeira vez planos alternativos para o caso de uma ameaça terrorista, garantindo que estão preparados com planos B e C caso seja necessário.

“A cerimônia de abertura, que acontecerá no rio Sena em 26 de julho, é algo inédito no mundo. Podemos fazer isso e vamos fazer”, afirmou o chefe de Estado. Ele também destacou que estão preparando uma cerimônia alternativa que se limitaria ao Trocadero, além da possibilidade de realizar o evento no Stade de France.

Macron enfatizou a importância da segurança para a cerimônia no rio, afirmando que um grande perímetro de segurança será estabelecido, com triagem de todas as pessoas que entram e saem do local. Apesar disso, uma pesquisa do instituto Ipsos revelou que apenas 53% dos franceses demonstram interesse pelos Jogos Olímpicos e há preocupações sobre a capacidade da França de garantir o bom desenvolvimento do evento.

O presidente francês também ressaltou os benefícios diplomáticos das Olimpíadas, prometendo trabalhar para que haja uma trégua olímpica durante os jogos. Macron planeja discutir o assunto com o presidente da China, Xi Jinping, que visitará Paris nas próximas semanas.

Em novembro, a Assembleia Geral da ONU solicitou a todos os países do mundo que respeitem a tradicional “trégua olímpica” durante os Jogos de Paris-2024. Com isso, Macron busca garantir não apenas a segurança do evento, mas também o seu sucesso e impacto positivo para a diplomacia mundial.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo