Presidente da Casal participa de reunião sobre Segurança Hídrica no Nordeste e destaca importância da integração entre estados.

Na última quinta-feira (27), o presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Luiz Neto, marcou presença em Recife (PE) na reunião da Câmara Temática de Segurança Hídrica do Consórcio Nordeste. Esse encontro faz parte da programação do 3º Seminário Internacional da Iniciativa de Segurança Hídrica para o Nordeste, que tem como foco discutir e apresentar o Programa de Segurança Hídrica para a região, elaborado em parceria pelo Banco Mundial e o Consórcio.

Durante a reunião, diversos temas estratégicos foram debatidos, incluindo políticas de tarifa social dos serviços de água e esgoto, compra conjunta de insumos para o tratamento de água, novas diretrizes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e planejamento da expansão da agricultura irrigada. Além do presidente da Casal, importantes figuras estavam presentes, como a governadora em exercício de Pernambuco, Priscila Krause, a presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Verónica Sánchez, e o coordenador da Câmara Temática, Almir Cirilo.

O Banco Mundial estima que serão necessários investimentos da ordem de R$ 101,4 bilhões para viabilizar o programa, com grande parte dos recursos sendo destinados à gestão sustentável dos recursos hídricos e mitigação de riscos. Em sua fala, o presidente da Casal destacou a importância da integração entre os estados do Nordeste para o avanço da segurança hídrica, ressaltando as ações desenvolvidas em Alagoas.

Por fim, a proposta apresentada durante o encontro será analisada pelas instituições participantes até abril, com a versão final do programa sendo encaminhada aos governadores da região em 5 de maio. O Seminário Internacional continuará até esta sexta-feira (28) e reforça o compromisso com as metas do Marco Legal do Saneamento, que visa garantir acesso à água potável e esgotamento sanitário para a população rural até 2033.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo