Prefeitura do Pilar leva mutirão de serviços gratuitos a quatro residenciais

Foto: Reprodução

Um dia festa. Assim foi esta quarta-feira (24) para os centenas de moradores de quatro residenciais do povoado Mangabeiras, na cidade do Pilar. É que a Prefeitura mobilizou as equipes de cinco secretarias municipais para um mutirão de serviços ofertados às famílias que residem nos conjuntos Imburi e Pilar II, III e IV.

As atividades desenvolvidas pelas secretarias de Educação, Assistência Social, Turismo e Eventos, Saúde e Urbanismo começaram logo cedo, às 8h. Teve limpeza e pintura de meio-fio, atualização do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), busca ativa escolar, inscrição nos cursos do programa Qualifica + Pilar, entre outros serviços.

Já para a garotada, não faltou alegria e diversão. Teve passeio de bicicleta, pintura de rosto, pula-pula e até tobogã inflável, além de muita pipoca, churros, sorvete e algodão doce. Ao meio-dia, foi a vez de todos, acompanhados do prefeito Renato Filho, almoçarem uma deliciosa feijoada.

Secretário municipal de Educação, Clewinho Cavalcante destacou o alcance da iniciativa, principalmente, entre os jovens em idade escolar. “Aqui nós também podemos identificar quem, por qualquer motivo, ainda não está na escola e, através da matrícula itinerante, levá-lo para a sala de aula”, disse o secretário.

Na Saúde, a comunidade também ganhou um importante reforço. É que a Prefeitura anunciou a chegada de mais um pediatra, um odontólogo e um clínico geral, que, inclusive, vai acompanhar as equipes do Estratégia Saúde da Família durante os atendimentos domiciliares, e também no período noturno.

“Também estamos vacinando os alunos nas escolas. Todo esse esforço é para que as pessoas não precisem mais se deslocar até o centro da cidade. E vamos garantir, em breve, a realização de exames laboratoriais, em um espaço próprio, aqui no povoado. O nosso objetivo, portanto, é trazer o máximo possível de serviços”, garantiu o secretário municipal de Saúde, Pedro André Moraes.

O encontro ainda teve uma roda de conversa com profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que abordaram os temas relativos às campanhas Agosto Lilás (combate à violência contra a mulher) e Agosto Dourado (promoção ao aleitamento materno). Já as equipes da Secretaria de Urbanismo, por sua vez, realizaram a substituição de lâmpadas, bem como a instalação de novos postes de iluminação.

Uma das beneficiadas com o mutirão foi a dona de casa Cleonice Ferreira dos Santos, que festejou a oportunidade. “Vim regularizar a minha situação no Auxílio Brasil. Foi bom demais porque eu resolvi rapidinho, e tudo pertinho de casa. A Prefeitura está de parabéns por esse cuidado com a gente”, disse a moradora.

 

*Com Assessoria Pilar

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo