Prefeitura de São Paulo busca autorização para vacinação contra dengue em escolas visando aumentar adesão de jovens à imunização.



A Prefeitura de São Paulo está buscando a autorização do Ministério da Saúde para a aplicação da vacina contra a dengue nas escolas, como uma medida para aumentar a adesão ao imunizante na capital paulista. Até o momento, apenas 39,78% do público-alvo recebeu a primeira dose, e somente 20,47% completaram o esquema vacinal com as duas doses.

A gestão do prefeito Ricardo Nunes alega que a adesão poderia ser melhor se as doses fossem aplicadas nas escolas, já que a faixa etária contemplada pela campanha é de adolescentes entre 10 e 14 anos. No entanto, a recomendação atual do Ministério da Saúde é que a vacinação seja realizada exclusivamente em unidades de saúde.

Em um ofício enviado ao Ministério da Saúde em 27 de janeiro, a Secretaria Municipal da Saúde tenta obter a permissão necessária para realizar a vacinação nas escolas. O diretor do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Éder Gatti, informou que a resposta ao pedido deve chegar em breve, mantendo a recomendação de evitar a vacinação em ambiente escolar devido a casos de alergias registrados entre vacinados.

A coordenadora do Programa Municipal de Imunização (PMI) de São Paulo, Mariana de Souza Araújo, ressaltou a importância da participação dos pais na campanha de vacinação. Ela afirmou que a prefeitura tem investido em campanhas de comunicação e busca ativa para aumentar a cobertura vacinal entre os adolescentes.

A segurança da vacina contra a dengue foi reforçada pela diretora da Sociedade Brasileira de Imunização, Isabella Ballalai, e pelo diretor do Programa Nacional de Imunizações, Éder Gatti. Ambos destacaram a importância da vacina para prevenir uma doença que pode ser grave e incapacitante.

Mesmo com a preocupação de alguns pais em relação às reações do imunizante, especialistas garantem que a vacina é segura e que os benefícios da imunização superam os eventuais eventos adversos. O aumento de casos de dengue na cidade de São Paulo ressalta a importância da vacinação, especialmente após a confirmação da primeira morte pela doença na capital.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo