Durante as manhãs dos dias de prova, entre 10h e 12h, as linhas de ônibus estarão à disposição dos estudantes, proporcionando um meio de transporte confiável para que cheguem a tempo para o início das provas, que têm hora marcada para as 13h. Após a conclusão do exame, que terminará às 19h no dia 3 e às 18h30 no dia 10, haverá também um retorno organizado, com ônibus disponíveis entre 16h30 e 18h30, permitindo que os candidatos regressem para casa com segurança.
Esse esforço logístico se alinha com o compromisso da administração municipal em assegurar que os serviços de transporte sejam eficazes e acessíveis, especialmente em momentos críticos como este, onde milhões de estudantes em todo o país buscam uma oportunidade de ingressar no ensino superior.
Para facilitar ainda mais a vida dos estudantes, a Prefeitura oferece o Passe Livre, que garante 44 embarques gratuitos por mês no transporte público, além de integrações temporais. Aos domingos, todos os portadores do cartão Vamu na modalidade Cidadão podem embarcar gratuitamente, facilitando assim o acesso ao transporte coletivo. A primeira via desse cartão pode ser emitida sem custos, incentivando uma maior inclusão e acesso para a população.
As linhas que receberão os reforços incluem itinerários que abrangem diversas regiões da cidade, como José da Silva Peixoto, Benedito Bentes e Eustáquio Gomes. A lista completa pode ser conferida nos canais oficiais da Prefeitura. Com essas iniciativas, a administração municipal se propõe não apenas a oferecer suporte durante o ENEM, mas também a promover um transporte público mais inclusivo e acessível para todos os maceioenses.