Prefeitura de Maceió lança campanha “Maceió é Massa sem Racismo” para promover a igualdade racial e combater a discriminação.


No mês de novembro, a Prefeitura de Maceió lançou a campanha “Maceió é Massa sem Racismo” em comemoração à Consciência Negra. O objetivo da campanha é promover o respeito e a valorização da diversidade racial, conscientizando a população sobre a importância de combater o preconceito e a discriminação racial, além de celebrar a cultura afro-brasileira e seus representantes na cidade.

Durante todo o mês, serão realizadas diversas ações educativas, culturais e sociais voltadas para o tema. Um destaque importante é que Maceió é uma das primeiras capitais do Brasil a reunir diferentes órgãos em uma comissão intersetorial e transversal para discutir o enfrentamento ao racismo como política pública. A coordenadora do Instituto Raízes e Áfricas, Arísia Barros, ressaltou a importância dessa iniciativa e afirmou que a campanha visa fazer escutas sociais para traçar um plano de ação para o ano de 2024, a partir das demandas apresentadas pelas representações de negros da capital.

Além disso, Arísia destacou que a campanha “Maceió é Massa sem Racismo” busca ser uma construção permanente, indo além do mês de novembro. A ideia é desconstruir conceitos e lugares estigmatizados pelo poder sistêmico do racismo, utilizando as diversas expertise institucionais e a escuta ativa social como estratégia. A iniciativa agrega secretarias e órgãos da Prefeitura de Maceió em uma frente única, fortalecendo a pauta da equidade étnico-racial e incorporando-a como política de estado.

Diversas secretarias municipais e órgãos da Prefeitura de Maceió estão diretamente envolvidos na campanha. Entre eles, estão a Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Procon Maceió.

Com a campanha “Maceió é Massa sem Racismo”, a Prefeitura de Maceió busca reforçar o compromisso com a igualdade racial e a promoção da diversidade, estimulando a reflexão e o engajamento da sociedade no combate ao racismo e à discriminação racial.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo