Nesta sexta-feira (3), o prefeito utilizou suas redes sociais para comunicar a partida de 15 profissionais, incluindo engenheiros civis, agrimensores, geógrafos, geólogos, assistentes sociais e psicólogos, com destino ao Rio Grande do Sul. A solidariedade demonstrada por JHC ressalta a importância da cooperação entre os municípios em momentos de crise e calamidade.
Desde o dia 26 de abril, o Estado gaúcho enfrenta uma situação alarmante, com fortes tempestades que resultaram em pelo menos 32 mortes, mais de 60 desaparecidos, centenas de ilhados e milhares de desabrigados. O alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já indicava a possibilidade de tempestades, porém, a gravidade do cenário se intensificou ao longo dos dias.
De acordo com informações da Agência Brasil, mais de 4.600 pessoas estão em abrigos, enquanto outras 10.000 estão desalojadas. O número de municípios afetados chega a 154, fazendo com que o governador do Estado solicite a evacuação imediata de áreas em risco. Além disso, a falta de energia elétrica atinge mais de 328 mil pontos, enquanto mais de meio milhão de clientes estão sem abastecimento de água.
A solidariedade manifestada pelo prefeito de Maceió é um exemplo de união e colaboração diante de uma situação de emergência. O trabalho dos técnicos da Defesa Civil alagoana contribuirá significativamente para mitigar os impactos das chuvas no Rio Grande do Sul e ajudar na reconstrução das cidades afetadas. É por meio da cooperação entre os entes federativos que a solidariedade se concretiza e a esperança de dias melhores se fortalece.