
Durante uma reunião realizada na tarde dessa segunda-feira (04), a Prefeitura de Maceió, por meio do Comitê Intersetorial da População em Situação de Rua, discutiu de maneira integrada com diversas secretarias e segmentos, ações de assistência para as pessoas que estão nas ruas em situação de vulnerabilidade social no período da chuva.
Durante a discussão, foi acordado para que seja encaminhado aos diversos gestores envolvidos, uma série de demandas, com o objetivo de que sejam efetivadas pelo município, garantindo assim, uma assistência mais ampla à população de rua.
Para o assessor de políticas sociais, Fábio Rogério, o objetivo da reunião foi buscar o fortalecimento das secretarias municipais, no sentido de garantir medidas emergenciais para atender as necessidades da população em situação de rua.
“Estamos acompanhando de perto a situação da população em situação de rua, em meio às fortes chuvas que atingem a nossa cidade, e após essa reunião, estaremos dando andamento a novas estratégias para que possamos assistir de maneira mais ampla essas pessoas”, disse.
“Vamos dar um prazo ao secretário de Governo, para que viabilize as demandas, e assim, possa garantir a melhor atenção à população em situação de rua. Além disso, discutimos sobre as formas de cobranças, no tocante ao enfrentamento dessa situação. Também traçamos estratégias para que junto ao Ministério Público Estadual (MPE-AL), possamos observar o andamento do Plano Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para População em Situação em Rua”, disse Jéssica Antunes Figueiredo, presidente do comitê.
Atualmente, o município dispõe de vagas para receber pessoas em situação de rua em três unidades, como a Casa de Passagem São Vicente de Paula, no bairro do Jaraguá; Casa de Passagem Professor Manoel Coelho Neto, no bairro do Poço e a Casa de Passagem Familiar, no Jaraguá.
O Comitê Intersetorial da População de Rua é composto por integrantes de diversas secretarias e também de instituições da sociedade civil.