Prefeitura de Coruripe promove segunda etapa das Oficinas Participativas para Elaboração do Plano de Gestão Integrado do Projeto Orla.

A Prefeitura de Coruripe, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promoveu a 2ª Etapa das Oficinas Participativas para Elaboração do Plano de Gestão Integrado do Projeto Orla (PGI) na última semana. Esta ação envolveu a participação de representantes de diversos órgãos municipais e de diferentes setores ligados ao tema.

O Projeto Orla é um Programa de Estado do Governo Federal implementado em parceria com Estados e Municípios, e tem como objetivo aperfeiçoar o ordenamento das orlas. Durante a oficina, foram apresentados a programação, a metodologia, as informações sistematizadas da primeira Oficina e as contribuições recebidas na consulta pública com revisão do cenário atual, além do papel, indicação preliminar e revisão do regimento do Comitê Gestor da Orla.

O facilitador do Projeto Orla, Enio Ricardo, da empresa Gapu Soluções Ambientais, falou sobre a etapa, explicando que “depois de todo trabalho construído houve a indicação para formação do Comitê Gestor que vai acontecer só na audiência pública. Ou seja, o Comitê Gestor da Orla só vai ser formado mesmo depois de homologado na audiência pública que vai acontecer no próximo ano. Mas nessa segunda etapa da Oficina já teve uma indicação, então a gente já tem uma indicação das instituições que farão parte do comitê gestor”.

A secretária de Meio Ambiente, Luana Spotorno, destacou a importância das Oficinas Participativas, afirmando que “realizamos mais uma etapa das Oficinas Participativas para Elaboração do Plano de Gestão do Projeto Orla com a participação da comunidade. Um assunto muito importante, onde estamos traçando de forma colaborativa as diretrizes de curto, médio e longo prazo para as ações que a gente pretende para orla de Coruripe”.

Spotorno agradeceu a participação de todos os agentes que dividem e usufruem dos espaços da orla do município, afirmando que eles são fundamentais para colaborar na produção de um material de bastante efetividade e que trará os resultados desejados para o município.

O Plano de Gestão Integrado do Projeto Orla (PGI) é um instrumento de gestão urbana, ambiental e patrimonial que visa o ordenamento da orla, a harmonia do uso, e a promoção do desenvolvimento sustentável das áreas costeiras. Ele busca estabelecer diretrizes e estratégias para o uso adequado do espaço considerando os aspectos ambientais, sociais, culturais e econômicos. A ideia é garantir a preservação dessas áreas, garantindo um equilíbrio entre as necessidades humanas e a conservação ambiental.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo